Saber escolher as melhores Palavras-Chaves é determinante para o sucesso ou não de SEO e Links Patrocinados. Sendo assim, vamos te ensinar o que são Palavras-Chaves e explicar a maneira correta de selecioná-las para uma alta performance.

Para começarmos, vamos ao conceito: Palavras-chaves são termos que usuários pesquisam em mecanismos de buscas. Conceitualmente, elas revelam a intenção do consumidor. Ex:

Google

Palavras-Chaves são utilizadas em estratégias de Marketing Digital para que empresas apareçam de forma assertiva. Além disso, essas palavras trazem o que é procurado no mercado e podem demonstrar o crescimento de uma categoria. Atualmente um dos maiores erros nas estratégias de SEO e Links Patrocinados são as escolhas das Palavras-Chaves erradas.

Tipos de palavras-chaves

Head Tail: São palavras amplas que normalmente descrevem uma categoria. Ex: “bolsa”, “Marketing Digital” ou “corrida”. Por serem amplas, possuem maior valor de busca, menos quantidade e maior concorrência.

Middle Tail: São palavras intermediárias. Estas estão no meio do caminho, nem específica e nem ampla. Ex: “bolsa feminina”, “o que é marketing digital” ou “corridas brasileiras”. Estas palavras possuem volume de busca intermediário, média quantidade e média concorrência.

Long Tail: São palavras específicas, e por serem assim possuem muita quantidade, mas pouco volume de busca individualmente. Ex: “bolsa feminina vermelha para festa”, “serviço de Marketing Digital em São Paulo/SP” ou “primeira corrida brasileira de fórmula 1”.

No quadro abaixo você tem a tabela com os tipos de palavras-chaves:

tabela

Dica: Uma estratégia bem sucedida deve contemplar todos os tipos de Palavras-Chaves.

Tipos de busca de palavras-chaves
Os tipos de Palavras-Chaves são deduzidos dos 3 tipos de busca, que são:

Busca de Atalho: É a busca por palavras em que normalmente quem procura já sabe aonde querem chegar, como por exemplo o nome de um site ou um endereço.

Buscas Internacionais: É a busca por palavras onde geralmente o resultado é vinculado a conteúdo, como por exemplo: “O que é Marketing Digital”.

Buscas Transacionais: É a busca com a intenção de adquirir um produto ou serviço, como por exemplo uma bolsa rosa ou serviço de hospedagem em Minas Gerais.

O que levar em conta na escolha de palavras-chaves?
Escolha pelas seguintes categorias:

Volume de Busca – é a quantidade média de buscas por uma palavra-chave.

Concorrência – é a dificuldade de ranquear nos mecanismos de busca ou a competição dela na busca paga.

Custo por Clique – é o seu custo por clique no Google Ads.

Intenção do Usuário – é o que seu usuário deseja consumir quando clica naquela palavra.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, conheça as principais ferramentas de Palavras-Chaves existentes no mercado:

  • Google Trends
  • Keyword Planner
  • Ubersuggest
  • io
  • Google Search Console
  • SEM Rush
  • TwinWords
  • Word Counter
  • SEO Edge
  • SE Ranking

Ufa! Quanto conteúdo.
Parece complicado, mas não é! Com um pouquinho de tempo e prática, certamente você conseguirá utilizar melhor o conteúdo aprendido hoje. Comece a praticar agora mesmo!

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